Todo site precisa ser encontrado na Internet por aqueles que buscam as informações, produtos e serviços ofertados pela empresa que disponibiliza o site. Em resumo, se o cliente não encontra o site, não há razão para a existência deste site.
Por outro lado muitas empresas concorrentes apresentam sites que podem ser mostrados aos seus clientes antes do seu. O que fazer?
Há uma série de fatores que promovem o site de uma empresa para que ele seja encontrado com maior facilidade por seu público alvo. Entre estes fatores estão a programação e a construções de diversas configurações SEO (Search Engine Optimization), que fazem seu site ser melhor percebido e disponibilizado em pesquisas nos grandes buscadores como o Google.
Mas além do Google a integração do site com as redes sociais da empresa também é um fator determinante. E integrar o site com as redes sociais não é apenas colocar no site um botão de acesso para as redes sociais. Há muito mais o que fazer.
Hoje vamos apresentar dois importantes recursos SEO que não podem faltar em seu site: integração com o Google Analytics e o Pixel do Facebook.
Estas integrações fornecerão informações indispensáveis para o monitoramento da audiência de seu site, e do comportamento dos que o acessam, além de possibilitar melhorias no conteúdo e direcionamento do site ao público alvo. Além, é claro, de tornar o site mais “visível” e “relevante” para os buscadores.
Quem utiliza estas integrações é “mais visto” na Internet e também consegue “enxergar” melhor os seu público alvo e entender o seu comportamento.
GOOGLE ANALYTICS: É uma ferramenta gratuita do Google que integrada ao seu site passa a fazer monitoramento em tempo real de todos os acessos feitos ao site e às suas página. Fornecendo estatística em tempo real e agrupadas por períodos.
Para configurar o Google Analytics ao seu site, em primeiro lugar você deve ter uma conta no analytics.google.com e em seguida proceder sua integração com seu site.
Esta integração é feita em dois passos. O primeiro é a configuração da conta no Analytics. Isto é feito no site do Google Analytics, logo após você criar a sua conta. O segundo passo é feito no site. E normalmente requer acesso aos arquivos do site, no servidor, para inclusão de tags na páginas.
Este trabalho é mais técnico e este artigo tem o foco no marketing, por isso não será um tutorial. Solicite a sua equipe de desenvolvimento a implementação do Analytics no seu site e o acesso a conta para verificação dos gráficos de tráfego.
PIXEL FACEBOOK: Pixel é na verdade um trecho de código, que assim como o Analytcs, é capaz de gerar uma série de informações sobre o tráfego em seu site. No entanto a diferença é que o pixel do Facebook é voltado para o monitoramento de anúncios realizados através da plataforma meta. O Pixel do Facebook é indispensável para as empresas que usam o Facebook e o Instagram para realizarem seus anúncios.
Através de campanhas bem estruturadas e de um acompanhamento dos dados pixel sua equipe de marketing compreende melhor o caminho do seu cliente, desde o acesso inicial até o clique de compra. Com isto fica cada vez mais eficaz e assertiva a criação de novas campanhas.
Quando nossa equipe desenvolve sites aqui no GRUPO MID, a integração com estas ferramentas é feita para todos os clientes que as solicitam. Pois estas ferramentas terão pouca importância se instaladas sem que os resultados sejam analisados, confrontados e utilizados em campanhas efetivas de marketing.
Esta é uma das diferenças entre sites realmente profissionais, que são ferramentas de marketing, e sites que apenas se apresentam na Internet para que eventualmente os clientes entrem em contato.